Inclusão Escolar

domingo, 2 de novembro de 2008

Mudança

Em nossa última aula com a Dra. Patrícia Lima na disciplina de Psicologia e Diversidade Humana, falamos sobre as mudanças, atualmente elas estão acontecendo de maneira acelerada principalmente nas questões tecnológicas, a cada dia que passa temos a oportunidade de conhecer através da mídia novos aparelhos, remédios, máquinas, enquanto se cria algo novo, outros já estão pensando em algo mais avançado para superá-lo.
Também conversamos sobre a resistência que o ser humano tem frente as mudanças, talvez por receio, medo de dizer que ainda não sabe lidar com elas ou simplismente preguiça de evoluir "Assim, esta bom! Pois é do jeito que eu sei fazer".
Não podemos ter medo das mudanças, devemos avaliá-las e nos adaptarmos à elas, trazendo o que elas tem de bom para que melhorem nossa vida cotidiana.
Em relação a educação, as mudanças devem ser vistas como inovações necessárias para que as aulas dos professores sejam melhores preparadas, sabemos que nossos alunos, com toda a curiosidade que lhes confere a juventude, buscam mudanças, buscam conhecer e nós, professores devemos estar ali para auxiliá-los, por isso necessitamos quebrar os nossos paradigmas, olhar de maneira mais ampla para todas essas informações e conhecer a mudança para depois decidirmos de que modo ela influenciara em nossa vida profissional e pessoaL.

Um comentário:

Sirlei disse...

Os recursos tecnológicos estão ocupando os espaços, potencializando o acesso de toda comunidade escolar a uma tecnologia que promova um ambiente interdisciplinar que traça discussões, reflexões, coletividade, cooperatividade, colaboratividade, liberdade e construção de conhecimento de forma prazerosa e de qualidade.
O papel do professor neste espaço educacional é importantíssimo, pois, a construção do conhecimento pode acontecer a partir das interações dos grupos no espaço do saber. O professor pode, ou não, propiciar um ambiente para que tal movimento ocorra. O uso das tecnologias, como o computador em sala de aula pode ser uma possibilidade. Então não podemos ficar alheios a estes acontecimentos, ou seja, a estes poderosos recursos pedagógicos.