Inclusão Escolar

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Curso Tic´s Acessíveis


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Ao falar em Educação inclusiva, estamos falando de uma mudança de paradigma, mudar daquela escola que reproduz e acentua as desigualdades, fabrica a exclusão, para uma escola que promova a igualdade e valorize as diferenças.

Ter alunos portadores de necessidades especiais freqüentando turmas regulares,não significa que a educação Inclusiva esta realmente acontecendo, é necessário que os profissionais da educação busquem aperfeiçoamento profissional para atender a essa demanda, a fim de que possam proporcionar a todos os alunos o direito de “compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminações de qualquer natureza” ocasionando um comprometimento por parte de todos, ou seja, uma reestruturação escolar em todos os seus sentidos: pedagógico, familiar, de gestão, estrutura física, enfim, social.
A escola sempre foi o reflexo da sociedade vivida, das suas relações, de seus problemas e das suas transformações. A educação atual esta buscando a transformação, com base em idéias de como queremos que seja a vida e sua coletividade, promovendo prática educativas significativas, avaliando de forma processual e formativa, com base no avanço do próprio individuo. O professor é um dos principais agentes dessa transformação, buscando a mudança a inovação, construindo com a comunidade escolar o conhecimento, usando-o para pensar o mundo e nele intervir.

Propostas de minha escola para por em práticas as idéias de Educação Inclusiva:
A Escola Municipal procura ações entre os segmentos e o Município proporciona e apóia a Formação Continuada de seus professores nesta área.

Quanto a Escola Estadual:
- Possui a acessibilidade necessária para receber alunos portadores de necessidades especiais tais como: rampas, banheiros, salas de aulas.

- Possui sala de recurso, onde em turno inverso os alunos tem atendimento especializado, apesar deste trabalho ainda precisar ser ampliado, pois não existe comunicação entre as partes interessadas ( pais, professor do aluno...).

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